Fora do estrelato da política de Caucaia nos últimos 16 anos após seguidas derrotas eleitorais e judiciais, o ex-prefeito Zé Gerardo Arruda está sendo resgatado pelo ex-presidenciável Ciro Gomes e se transforma na alternativa do PDT à sucessão do prefeito Vitor Valim (PSB) nas eleições de 2024.

Zé Gerardo surgiu na vida pública nos anos 90, quando conquistou, pela primeira vez, em 1996, o comando político e administrativo do Município de Caucaia. Ele era uma das apostas de renovação estimulada no ciclo de poder do segundo Governo Tasso Jereissati. Foi, porém, pelas mãos do próprio Tasso, que Zé sentiu as primeiras adversidades políticas.

CANDIDATURA NEGADA

Com contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Zé Gerardo, filiado ao PSDB, perdeu o apoio do então Governador Tasso e, na disputa pela reeleição em 2000, teve a candidatura negada pelos tucanos, recorreu à Justiça, mas, também, sofreu derrota. Naquele momento, Tasso apostou na candidatura do empresário Domingos Pontes.

Domingos, que estava afastado da vida pública após ocupar o cargo de prefeito na década de 80 e, entre os anos 90 e 94 exercer mandato de deputado estadual, venceu as eleições e, ao final do mandato, renunciou ao cargo, deixando, em seu lugar, o vice Raimundo Gomes.

REPERCUSSÃO NO JORNAL ALERTA GERAL

A renúncia de Domingos abriu caminho para a esposa de Zé Gerardo, Inês Arruda, conquistar, em 2004, a Prefeitura. O assunto ganha destaque, nesta quarta-feira (17), no Jornal Alerta Geral, com a participação do repórter Sátiro Sales.

Zé – mais uma vez, recupera fôlego eleitoral, mas, a exemplo dos erros no mandato como prefeito, exerce com mão de ferro a coordenação política da administração da esposa, gera descontentamentos, atraia desafetos e reabre caminho para uma nova derrota.

Candidata à reeleição em 2008, Inês perde a disputa para o médico Washington Goés. O ciclo de Goés dura oito anos (2009-2017), sendo, desde 1998, o único gestor municipal reeleito em Caucaia.

ZÉ, OPOSIÇÃO AO GOVERNO

O atual prefeito Vitor Valim decidiu não concorrer a um novo mandato e apoiará um candidato que seja sintonizado com o Governador Elmano de Freitas e com o Ministro da Educação, Camilo Santana.

Zé, desde já, surge como oposição ao Governo do Estado uma vez que seguirá a orientação política do ex-presidenciável Ciro Gomes e do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Ambos são críticos da gestão Elmano de Freitas.

O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.