O PL do Ceará decidiu cumprir à risca uma recomendação da Executiva Nacional e dissolveu a Comissão Provisória da legenda na cidade de Ipueiras que anunciou uma aliança com o PT em apoio à candidatura de Neném do Cazuza (PSB) à Prefeitura.
Em setembro de 2023, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, antecipou que não seria feita aliança da sigla com o PT nas eleições municipais. Segundo Costa Neto, o “povo brasileiro fez do PL o maior partido do país” por sair em defesa da família.
LEIA TAMBÉM
PRIMEIRO CASO NO CEARÁ
Ao justificar a intervenção, o presidente regional do PL, deputado estadual Carmelo Neto, declarou que onde o PT estiver, o Partido Liberal estará no sentido oposto. A aliança em Ipueiras reúne o PSB, PCdoB, PV, MDB, PRD, Avante e Mobiliza.
Carmelo tomou por base o convite para a convenção do PSB em que aparecem fotos do candidato Neném do Cazuza ao lado do deputado federal Júnior Mano (PL), do presidente Lula, do Ministro Camilo Santana, do Governador Elmano de Freitas e do senador Cid Gomes (PSB).
“Está rolando uma arte de convenção em que o PL e o PT estariam juntos no município de Ipueiras, aqui no Ceará. Quero deixar bem claro: isso não vai acontecer. Onde o PT tiver, o PL vai estar do outro lado’’, disse Carmelo, ao anunciar, sem meio termo, a intervenção na Comissão Provisória Municipal.
Segundo, ainda, Carmelo Neto, a mesma decisão será adotada em outras cidades onde o PL negocie aliança para apoiar candidaturas do PT. ‘’Essa é a nossa decisão e se tiver alguma comissão com a pretensão de coligar com o PT, saiba que será dissolvida no dia seguinte”, avisou Carmelo.