O governador Elmano de Freitas assinou, nesta sexta-feira (23), a ordem de serviço para início imediato das obras de recuperação de pistas e construção de estruturas como alças, retornos, acessos e ciclovia, em um trecho de 32 KM do Anel Viário da Região Metropolitana de Fortaleza. Os investimentos são da ordem de R$ 97 milhões.

Elmano, ao lado do Superintendente de Obras Públicas, Valdeci Rebouças, do assessor especial do Ministério dos Transportes, Eduardo Praça, e do superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) destacou a importância da parceria entre Governos Estadual e Federal para conclusão de uma das obras rodoviárias mais importantes do Ceará.

Segundo Elmano de Freitas, o Governo Federal entra com R$ 80,5 milhões de investimentos nas obras, tendo, ainda, uma contrapartida de R$ 16,5 milhões do Estado. As obras serão executadas com prazo de conclusão entre 12 e 15 meses, gerando, nesse período, 300 empregos.

As obras, de acordo com Elmano, irão proporcionar mais segurança e melhor fluxo para os motoristas e passageiros que passam pelo Anel Viário, além de agilizar o transporte de mercadorias entre os Portos do Mucuripe, em Fortaleza, e Pecém, no Município de São Gonçalo do Amarante.

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SERVIÇOS A SEREM EXECUTADOS

– Conclusão de 6,2 km de restauração das pistas principais da CE-010;

– Pavimentação de 21,2 km de acostamento;

– Pavimentação de 6,1 km de faixa de segurança;

– Pavimentação de 28,7 km de ciclovias;

– Execução das alças nas interseções com a CE-060 (próximo à Central de Abastecimento do Ceará – Ceasa) e CE-065;

– Execução dos acessos ao Conjunto Nova Metrópole;

– Implantação de nove retornos ao longo de todo o trecho, assim como a execução dos seus respectivos sistemas de drenagem e sinalização.

BUROCRACIA E DESCASO

O Governador Elmano de Freitas lamentou o descaso que a gestão do então presidente Bolsonaro tratou a obra de infraestrutura do Anel Viário.

“O Governo Federal anterior repassou a obra para o Estado, dizendo que iria fazer um convênio com o Governo do Estado. Quando a estrada passou a ser estadual, o Governo Federal anterior disse que não ia mais passar recurso porque a estrada era estadual’’, disse Elmano, ao afirmar que, com a volta do presidente Lula, com a colaboração dos ministros Renan Filho [Transportes] e Jader Filho [Cidades], que fizeram as tratativas jurídicas e orçamentárias, o impasse chegou ao fim para as obras serem retomadas.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado