O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), embalou a inauguração do novo IJF, nesta segunda-feira (8), cantando músicas do Titãs e de Lulu Santos, com letras que deixam recado aos adversários na corrida pela sucessão municipal.

A música “Toda forma de amor” , de Lulu Santos, foi cantada por Sarto com entusiasmo e, na letra, o sentimento de confiança na caminhada eleitoral: “Eu não pedi pra nascer. Eu não nasci pra perder”, diz um dos trechos da música que, ao ser cantada por Sarto, foi acompanhada pelos presentes na solenidade.

Sarto disse que cantar é melhor do que falar, mas, mesmo assim, entregou a guitarra a um interlocutor, pegou o microfone e, no discurso, transmitiu alegria com a obra que estava sendo entregue, destacando a estrutura do José Frota. Sarto definiu o IJF, após a inauguração, como uma “obra prima”, que já está aberto ao atendimento ao público.

Com a reforma, a unidade ganhou novos leitos à disposição da população, passando de 71 para 92, sendo 63 de enfermaria, 17 de observação, seis de recuperação, quatro de Unidade de Terapia de Urgência (UTU) e dois para pacientes com necessidade de manobras cardiorrespiratórias. A capacidade de cirurgias também foi ampliada, saltando de duas para três salas cirúrgicas.

A sala de pequenos procedimentos também recebeu melhorias, para garantir maior capacidade de suturas, drenagem de abcessos e demais intervenções.

Atendimento 24h

O Frotinha de Messejana oferta atendimento de urgência e emergência 24h, todos os dias da semana, com foco no acolhimento de pacientes com necessidades traumatológicas e cirúrgicas gerais.

Para acolher os pacientes, cerca de 490 profissionais vão atuar na unidade, entre médicos, enfermeiros e equipe multiprofissional.

Protesto

Aos manifestantes que protestavam com pedidos de convocação após serem aprovados em concursos na área da saúde, Sarto disse que os receberá para conversar e que nenhum servidor será reprimido ou terá cartazes rasgados. Fez questão, porém, de dizer a responsabilidade de administrar impõe ao gestor limites nas despesas com pessoal.