As deputadas estaduais que conquistaram mandatos nas eleições de 2022 começam a se movimentar para apresentação de projetos e, também, participação na Mesa Diretora e nas Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa. Das 46 vagas no Legislativo Estadual, 9, como conta o repórter Sátiro Sales, em participação no Jornal Alerta Geral, serão ocupadas por mulheres.


A nova legislatura, que começa no dia primeiro de fevereiro de 2023, terá a maior representação feminina dos 188 anos de funcionamento da Assembleia Legislativa do Ceará. Entre as 9 deputadas estaduais, apenas uma – Dra. Silvana, do PL, é veterana. Foi reeleita para o terceiro mandato.


FORÇA FEMININA


A bancada feminina terá, além da Dra. Silvana, as deputadas Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Luana Ribeiro (Cidadania), Lia Gomes (PDT), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emília Pessoa (PSDB).


Ex-vereadora, ex-vice-prefeita e primeira dama do Município de Horizonte, Jô Farias, eleita com 47.816 votos, definiu que, no exercício do mandato parlamentar, levantará duas bandeiras – a defesa das mulheres e da juventude.


DEFESA DAS MULHERES E DA JUVENTUDE


Jô, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, disse que elabora projetos para fortalecer as ações de enfrentamento da violência contra a mulher, defende equidade salarial entre homens e mulheres e, no campo da juventude, prepare, também, projetos que beneficiem os jovens nas áreas da educação, saúde e geração de empregos.


BANCADA FEMININA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ

  1. Marta Gonçalves PL 112.787votos
  2. Dra Silvana PL 83.423votos
  3. Gabriella Aguiar PSD 83.128votos
  4. Lia Gomes PDT 67.000votos
  5. Luana Ribeiro Cidadania 51.548votos
  6. Jô Farias PT 47.816 votos
  7. Juliana Lucena PT 45.474votos
  8. Larissa Gaspar PT 37.887votos
  9. Emilia Pessoa PSDB 33.275votos

JORNAL ALERTA GERAL
Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.