As deputadas estaduais que conquistaram mandatos nas eleições de 2022 começam a se movimentar para apresentação de projetos e, também, participação na Mesa Diretora e nas Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa. Das 46 vagas no Legislativo Estadual, 9, como conta o repórter Sátiro Sales, em participação no Jornal Alerta Geral, serão ocupadas por mulheres.
A nova legislatura, que começa no dia primeiro de fevereiro de 2023, terá a maior representação feminina dos 188 anos de funcionamento da Assembleia Legislativa do Ceará. Entre as 9 deputadas estaduais, apenas uma – Dra. Silvana, do PL, é veterana. Foi reeleita para o terceiro mandato.
FORÇA FEMININA
A bancada feminina terá, além da Dra. Silvana, as deputadas Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Luana Ribeiro (Cidadania), Lia Gomes (PDT), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Larissa Gaspar (PT) e Emília Pessoa (PSDB).
Ex-vereadora, ex-vice-prefeita e primeira dama do Município de Horizonte, Jô Farias, eleita com 47.816 votos, definiu que, no exercício do mandato parlamentar, levantará duas bandeiras – a defesa das mulheres e da juventude.
DEFESA DAS MULHERES E DA JUVENTUDE
Jô, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, disse que elabora projetos para fortalecer as ações de enfrentamento da violência contra a mulher, defende equidade salarial entre homens e mulheres e, no campo da juventude, prepare, também, projetos que beneficiem os jovens nas áreas da educação, saúde e geração de empregos.
BANCADA FEMININA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO CEARÁ
- Marta Gonçalves PL 112.787votos
- Dra Silvana PL 83.423votos
- Gabriella Aguiar PSD 83.128votos
- Lia Gomes PDT 67.000votos
- Luana Ribeiro Cidadania 51.548votos
- Jô Farias PT 47.816 votos
- Juliana Lucena PT 45.474votos
- Larissa Gaspar PT 37.887votos
- Emilia Pessoa PSDB 33.275votos
JORNAL ALERTA GERAL
Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão por mais de 20 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.