Muita gente se descuida de maior atenção à saúde bucal: em alguns casos, por falta de recursos financeiro e em outros, naquela de deixar para amanhã uma consulta ao consultório dentário.

A odontóloga Raquel Alves, Especialista em Periodontia e Saúde Pública, que atua na rede municipal da Prefeitura de Fortaleza, e mantém clínica no Município de Apuiarés, destaca, hoje, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, as medidas adotadas para dentes mais saudáveis.

Segundo Raquel, com o maior acesso da população à água tratada com flúor, a saúde bucal no Ceará que melhorou. Raquel afirma que a cárie é o maior problema da saúde bucal dos brasileiros.

Principais problemas de uma má higiene bucal

A má limpeza dos dentes e da cavidade oral pode acarretar problemas nessa região e também outras patologias.

1. Cáries

As cáries são deteriorações nos dentes causadas pela proliferação de bactérias, advindas do acúmulo de açúcares dos restos de alimentos. Esse tipo de problema compromete gravemente a saúde dos dentes e ocorre por conta da má escovação ou por falta de uso do fio dental. Se não forem tratadas, as cáries podem evoluir para a morte da polpa do dente, exigindo sua extração, por causa da grande dor e do risco de infecções.

2. Mau hálito

O mau hálito é um problema recorrente e que pode ter diversas causas. Uma delas é a placa bacteriana, formada pelo acúmulo de microrganismos na boca quando não se realiza a limpeza bucal correta. Outros problemas também podem ocasionar mau hálito e alguns deles também são advindos da má higiene da boca, como a cáries e a gengivite.

3. Endocardite bacteriana

As bactérias presentes na boca são de extrema importância para a proteção desse órgão, assim como do resto do organismo. No entanto, quando em quantidades excessivas, podem causar sérios problemas bucais e atingir outras partes do corpo humano, como o coração. A endocardite bacteriana é um exemplo disso. A doença ocorre quando uma bactéria, que pode ser proveniente de uma limpeza deficitária da cavidade bucal, cai na corrente sanguínea e chega ao coração. No órgão, ela pode se ligar a válvulas ou tecidos, comprometendo seu funcionamento.

4. Artrite reumatoide

A artrite não é diretamente causada pela má higiene da boca, mas pode ser agravada por causa disso. Estudos comprovam que pessoas portadoras de artrite têm maior dificuldade para realizar uma limpeza correta na boca, aumentando os riscos de infecções na gengiva, além da formação de placas bacterianas. Quando essas bactérias migram da boca para as articulações, o quadro de artrite reumatoide pode se agravar, gerando mais problemas para o indivíduo.

Saúde bucal infantil

Outro ponto de atenção quando se fala em saúde bucal são as crianças. A criação de bons hábitos de higiene e que prezem pela preservação da região da boca depende do nível de incentivo que os pequenos recebem desde cedo.

As visitas ao dentista, que devem se iniciar logo quando os primeiros dentes nascerem, contribuem para isso, mas o exemplo e a educação em casa são fundamentais. Por isso, é interessante conversar com as crianças sobre a saúde bucal e sua importância, para mostrar como esse cuidado é interessante para vários aspectos da vida.