Os números da pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada, nesta quinta-feira (27), os números deixam um duro recado aos dirigentes estaduais do PDT: o prefeito José Sarto, com a máquina na mão, não soube converter as ações administrativas em força eleitoral, precisa trabalhar e suar a camisa para não ficar fora do 2º turno da disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

A pesquisa mostra que Sarto, pré-candidato à reeleição, aparece em 2º lugar na preferência dos eleitores – 17 pontos atrás do Capitão Wagner (33%), e no empate técnico com o pré-candidato do PL, André Fernandes, que é citado por 12% dos entrevistados. A pesquisa tem uma margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos.

EVANDRO E CÉLIO COMEMORAM

Os números do Datafolha podem ser considerados positivos para os pré-candidatos do PT, Evandro Leitão, e do PSD, Célio Studart (8%). Evandro aparece com 9% das intenções de votos e, sendo um nome ainda pouco conhecido, tem caminhos para crescer quando estiver vinculado diretamente ao Governador Elmano de Freitas, ao Ministro da Educação, Camilo Santana, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Há motivos, também, para entusiasmo entre as lideranças estaduais e municipais do PSD, com os 8% de votos atribuídos a Célio Studart. O presidente do Diretório Municipal, deputado federal Luiz Gastão, ganha fôlego para avançar nas articulações para o PSD apontar, provavelmente, o nome do vice na aliança com o PT. Os dois partidos deverão estar no mesmo palanque no primeiro turno.

Célio Studart, entre todos os pré-candidatos, a exemplo de Eduardo Girão, do Novo, com 5% de intenção de votos, não tem máquina administrativa, nem padrinho político e herda apoio eleitoral pela atuação em defesa da causa animal. Nessa leitura, a pesquisa mostra a força do ex-presidente Bolsonaro que impulsionou o crescimento da pré-candidatura de André Fernandes.

A pesquisa estimulada, quando a lista de nomes dos pré-candidatos é apresentada aos entrevistados, mostra que os pré-candidatos Haroldo Neto (UP) e Técio Nunes (Psol) foram citados, mas não alcançaram 1% das intenções de voto. Entre os eleitores entrevistados, 12% não souberam ou não quiseram responder, enquanto 4% disseram que anulariam ou votariam em branco.

REGISTRO NA JUSTIÇA ELEITORAL

A pesquisa do Instituto Datafolha, contratada pelo Jornal O Povo, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (CE-01909/2024), ouviu 644 eleitores entre os dias 24 e 26 deste mês, tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O custo da pesquisa, de acordo com o registro no TRE, é de R$ 59.808,00.

LEIA MAIS