O IBGE divulga nesta terça-feira (06) dois produtos que atualizam a lista dos municípios na faixa de fronteira do Brasil com os países da América do Sul e dos municípios defrontantes com o mar, devido a mudanças na representação de limites. Ao todo, os arquivos digitais incluem 588 municípios de fronteiras terrestres e 279 com acesso ao Oceano Atlântico.
A largura da faixa de fronteira brasileira com os países vizinhos é de 150 km e atinge uma área total de 1,4 milhão de km², o equivalente a 16,7% do território nacional. Em comprimento, a fronteira terrestre se estende por 16,9 mil km, ligando o Brasil a 10 vizinhos: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Dos 588 municípios na listagem, em 435 deles o território está totalmente dentro da faixa, um acréscimo de quatro na comparação com 2020: Clevelândia (PR), Diamante do Sul (PR), Nova Olímpia (PR) e Itá (SC). Os demais 153 estão parcialmente na faixa de fronteira, sendo que 73 possuem concentrações urbanas (sedes municipais) nessa região.
O Instituto calculou pela primeira vez a área da faixa de fronteira em 1941. Com as novas tecnologias disponíveis, o IBGE promove atualizações anuais da listagem.
“Todo ano, recebemos nova legislação das unidades da federação que alteraram limites de municípios. Essas mudanças acabam impactando em diversos produtos do IBGE, e vem daí a necessidade de atualizações anuais”, explica o gerente de Infraestrutura de Dados e Serviços do IBGE, Diogo Nunes.
(*)com informação do IBGE