Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O  Ceará possui um “Arranjo Populacional”, que significa um agrupamento de dois ou mais municípios com forte integração devido à movimentação para trabalho ou estudo. Junto com Fortaleza, uma das 15 metrópoles brasileiras, estão: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba.A informação faz parte do estudo Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (25).

No levantamento, a rede urbana está estruturada em duas dimensões: a hierarquia dos centros urbanos, dividida em cinco níveis principais (Metrópoles, Capitais Regionais, Centros Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais; e as regiões de influências, identificadas pela ligação das Cidades de menor para as de maior hierarquia urbana.

Além da metrópole Fortaleza, o IBGE identificou que o Ceará tem duas Capitais Regionais: Juazeiro do Norte e Sobral, no interior, que são consideradas centros urbanos com alta concentração de atividades de gestão, mas com alcance menor em termos de região de influência em comparação com as Metrópoles.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp