Os números do Ibope sobre a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, divulgados, na noite desta segunda-feira, surpreenderam os coordenadores das campanhas do Capitão Wagner (PROS), de Luizianne Lins (PT) e de José Sarto (PDT). A surpresa não está com as primeiras colocações ocupadas por Wagner (28%) e Luizianne (23%), mas, sim, pelos 16% das intenções de votos atribuídos ao pedetista.

São muitos os fatores que podem explicar a performance de José Sarto na primeira pesquisa do Ibope, mas três aspectos podem ganhar maior relevância: 1) as ações conjuntas desencadeadas pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e pelo governador Camilo Santana (PT) no cumprimento de uma agenda de visitas e inaugurações de obras; 2) a boa estratégia de colocar o pedetista como verdadeiro garoto propaganda da administração municipal, e 3) o volume de campanha com ampla base política e partidária.

Impedido de subir ao palanque de José Sarto por pertencer a outro partido, Camilo Santana, com bons índices de avaliação administrativa na Capital, se inseriu nos bastidores da campanha e, ao lado de Roberto Cláudio, visita e inaugura obras em ritmo frenético e, com isso, cria fatos políticos e abre caminhos para fortalecer a candidatura de José Sarto.

A agenda de Camilo e Roberto gera notícias que os vinculam diretamente à candidatura de José Sarto. A vinculação é consolidada com a propaganda pelo rádio e pela televisão que, pelo volume, proporciona quatro vezes mais exposição do que o Capitão Wagner, líder das pesquisas de intenção de votos, chamando, assim, mais atenção dos eleitores.

A presença de Sarto no rádio e na televisão retrata, na mesma proporção, o tapete de adesões políticas com candidatos a vereador, atuais vereadores e lideranças comunitárias. A campanha está bem presente nas ruas e nos bastidores políticos.

As projeções dos dirigentes estaduais do PDT davam indicativo sobre os sonhados dois dígitos nas primeiras duas semanas de campanha, mas a ascensão meteórica, com 16% das intenções de votos, deixou surpresa e entusiasmo entre os coordenadores da campanha de José Sarto.

A partir desta quinta-feira, dia 15 de outubro, ficando faltando exatos 30 dias para o primeiro turno, a caminhada é longa e um fato político ou um deslize pode mudar, para qualquer um dos candidatos, o cenário eleitoral. O certo, pelo retrato da primeira pesquisa do Ibope, é que a briga a caminho do segundo turno vai exigir muito trabalho e proprocionará muita emoção.

PESQUISA DO IBOPE

A pesquisa do Ibope, realizada entre os dias 12 e 14, foi contratada pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número CE-05307/2020, ouviu 602 pessoas, tem uma margem de erro de 4% e o nível de confiança é de 95%.