Iguatu recebe Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher e Comissão de Direitos Humanos

Depois de medidas como a implantação da Casa da Mulher Cearense nas principais regiões do Ceará, não há dúvidas que o estado fez avanços importantes nos últimos anos no que diz respeito ao combate à violência contra a mulher. No entanto, os números ainda preocupam.

Pensando nisso uma comitiva de deputados da Assembleia Legislativa do Ceará está visitando todo o Estado do Ceará e nessa segunda-feira (14) estiveram em Iguatu. A Caravana de Combate à Violência Contra a Mulher é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a Comissão de Direitos Humanos.

Os parlamentares se reuniram com professores, alunos e membros de organizações femininas no Campus Multi-institucional de Iguatu, e visitaram as instalações do Centro de Referência da Mulher, da Delegacia de Defesa da Mulher e do Núcleo de Perícia Forense da Região Centro Sul em Iguatu, além de outros equipamentos da rede de combate à violência contra a mulher.

Para a procuradora especial da mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), a intenção é ouvir demandas e encaminhar soluções.

“A proposta é conhecer toda a rede de enfrentamento à violência contra a mulher na cidade, levar as demandas ao Governo do Estado e aos órgãos competentes e assim buscar a otimização desses serviços”, destacou.”

Natural de Iguatu o deputado Marcos Sobreira (PDT), trouxe a Comissão de Direitos Humanos na cidade pela segunda vez esse ano. Segundo o parlamentar os números colhidos mostram a necessidade de medidas no sentido de melhorar a estrutura de atendimento no combate à violência contra as mulheres. “Na Comissão de Direitos Humanos não mediremos esforços para ajudar o município de Iguatu”, disse.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Renato Roseno (PSOL), também esteve em Iguatu, segundo ele “se instalaram vozes no Brasil que ampliam no país um cultura machista e patriarcal”. De acordo com o parlamentar é preciso investir em ampliação e melhoramento dos serviços relacionados ao combate a violência contra a mulher.

“Nós precisamos ampliar o número de delegacias de defesa da mulher (DDM), ampliar o plantão nessas delegacias e criar um fluxo entre as DDM’s e os centros de referencia da mulher”, pontuou.

A caravana que também teve a participação do deputado Oriel Nunes (PDT), esteve ainda na cidade de Icó. O próximo passo segundo os deputados é produzir um relatório que será apresentado junto aos órgãos competentes no sentido propor soluções às demandas apontadas.

Confira as informações com Fernando Araújo: