O prazo para entregar o imposto de renda está perto de acabar e cerca de 514.217 declarações foram entregues para Receita Federal. A expectativa é que sejam entregues cerca de 711 mil documentos. A data final para entrega termina no dia 31 de maio e a Receita alerta para que os contribuintes não deixem para a última hora. O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas.

É importante lembrar que quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Restituição

A consulta ao primeiro lote de restituições do imposto de renda 2021 estará disponível na próxima segunda-feira, dia 24 de maio, a partir das 10 horas. Para saber se teve a declaração liberada basta acessar a página da Receita Federal na internet e clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, buscar a opção “Consultar Restituição”. Por meio do serviço pode ser verificado, inclusive, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição (como malha, por exemplo).

Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora, corrigindo as pendências. As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão.