Tem dinheiro na conta: a Receita Federal vai pagar, nesta segunda-feira (31), o lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física referente ao mês de outubro de 2022. O crédito bancário será feito a 471.447 contribuintes, no valor total de R$ 800 milhões. Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências. Do valor total do lote, quase R$ 270 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal. Foram contemplados ainda 382.013 contribuintes não prioritários.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Pelas regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. As consultas ao lote tiveram início na semana passada e elas podem ser feitas na página da Receita na internet ou pelo aplicativo.
Se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá solicitar pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita.