Produtores e agricultores de Salitre, no Cariri, participaram de um encontro online nesta quarta-feira, 11, com as equipes do programa Impulsiona Ceará e do Ceará Credi. O objetivo do momento foi apresentar as soluções do programa de microcrédito produtivo que podem beneficiar os negócios que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de Mandiocultura de Salitre. O Ceará Credi é parceiro do programa Impulsiona Ceará no apoio aos APL cearenses.

O gerente de operações do Ceará Credi, Hildevandro Soares, apresentou detalhes das linhas de crédito existentes e dos atores que podem se beneficiar – um deles são os APL e aglomerações produtivas. “Nossa ideia é trabalhar a partir da oportunidade do crédito e, assim, fortalecer as ações junto com o Impulsiona Ceará”, declarou Soares.

O analista do Impulsiona Ceará, Felipe Pinto, explica que o APL de Mandiocultura possui um grande potencial de desenvolvimento, uma vez que o município é o maior produtor de mandioca do Ceará. “O acesso a crédito é uma das demandas dos produtores de Salitre para a melhoria dos seus processos. A parceria do Impulsiona Ceará com o Ceará Credi é uma forma de levar informações aos produtores sobre como acessar esse tipo de crédito.”

Segundo levantamento realizado pela equipe técnica do Impulsiona Ceará, cerca de 6 mil agricultores familiares estão envolvidos no cultivo da mandioca em Salitre. As 170 casas de farinha mecanizadas instaladas no município são responsáveis por empregar cerca de 1,5 mil trabalhadores.

Sobre o programa Impulsiona Ceará

O Impulsiona Ceará é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio da Secretaria do Trabalho (SET). O programa tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado.

APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação e mapeamento de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará e também pela realização de consultorias, planos estratégicos e eventos.