Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A população de Caucaia ganhou nesta quarta-feira (23) mais um equipamento do Governo do Ceará. A areninha do município foi inaugurada pelo governador Camilo Santana, que esteve acompanhado do prefeito Naumi Amorim. A obra custou cerca de R$ 1,6 milhão, sendo 80% custeados pelo Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), e 20% de contrapartida da Prefeitura.

Localizada na Praça do Remo, no bairro Jurema, a areninha possui estrutura completa para a prática esportiva. O equipamento tem gramado sintético, bancos de reserva, alambrados, rede de proteção, iluminação, vestiário, depósito para materiais, rampa de acesso para cadeirantes e paisagismo.

Camilo Santana falou sobre a importância do campo para as pessoas beneficiadas. “Esse programa tem um papel muito forte do ponto de vista de dar oportunidade à população de praticar atividades físicas, de descobrir talentos, reunir as famílias do bairro. É uma área toda iluminada, que vai funcionar pela manhã, tarde e noite com monitores. Teremos aqui escolinhas para crianças, jovens e adultos. A comunidade vai participar do gerenciamento dessa areninha. Estamos levando essa iniciativa para várias municípios cearenses e Caucaia, por ser uma cidade maior, terá mais de uma”, destacou o chefe do Executivo.

Além da areninha, outros equipamentos estão sendo construídos no local através da parceria entre os dois poderes executivos, informou Naumi Amorim. “O trabalho em conjunto do Governo do Ceará e da Prefeitura de Caucaia vem rendendo bons frutos para a população. Hoje, estamos entregando esta areninha, mas aqui ao lado ainda vamos entregar uma Praça Mais Infância, pista de atletismo, quadra de futevôlei. Estamos cumprindo com o nosso dever, que é dar ao povo mais opções de lazer e esporte”, disse o prefeito.

Espaço adequado

O estudante de 14 anos Micael Ângelo é morador do bairro Parque Potira, vizinho ao que recebeu a areninha. Para o adolescente, a construção do equipamento deu uma utilidade para o espaço, já que, antigamente, não havia estrutura adequada. “Aqui ficou muito bom para praticar esporte e até para passear com a família. Antes, o campo que existia era muito ruim para jogar futebol. O ambiente ficou bastante legal”, enfatizou.

Areninhas pelo Ceará

Caucaia foi o quarto município a receber uma areninha do Governo do Ceará. Antes, Crato, Camocim e Cascavel já haviam inaugurado as suas. O Programa Areninhas do Ceará vai levar para 49 localidades de todo o estado um equipamento desse porte. O investimento total é da ordem de R$ 100 milhões, financiados com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) – mesmo programa que financia as Praças Mais Infância e outras estruturas do Estado.

Ainda serão beneficiados com as areninhas os municípios de Acaraú, Acopiara, Aquiraz, Aracati (Sede e Canoa Quebrada), Barbalha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Canindé, Caucaia (mais uma), Crateús, Crato (mais uma), Eusébio, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipu, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Juazeiro do Norte (duas unidades), Limoeiro do Norte, Maracanaú (duas unidades), Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria, Sobral, Tauá, Tianguá, Trairi e Viçosa do Ceará.

Além das areninhas, que possuem dimensões oficiais de um campo de futebol, o Governo do Ceará vai construir ainda mais de uma centena de campinhos, com tamanho inferior, similar aos campos society. Serão beneficiados os municípios não contemplados com areninhas. Na Capital, o programa Juntos por Fortaleza, parceria do Estado e Município, vai construir mais 16 areninhas.

O jogo

Como de costume, Camilo Santana fez questão de jogar a primeira partida da nova areninha. A disputa envolveu as equipes do Governo do Ceará e da Prefeitura de Caucaia. O jogo terminou com o placar de 6 a 2 para o time do Estado. O artilheiro foi o governador, com três gols marcados.

Estiveram presentes na inauguração o titular da STDS, Francisco Ibiapina, o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Sílvio Gentil, e lideranças políticas da região.

 

Com informação do Governo do Estado do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp