O câncer de mama, o mais comum entre as mulheres, deve registrar 73.610 novos casos no Brasil em 2024, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A estimativa aponta que, no Ceará, serão 3.000 novos casos da doença. O diagnóstico precoce de tumores evita maiores sequelas à saúde da mulher.
A médica mastologista Lina Araújo Barbosa, do Hospital São Camilo, em entrevista, nesta sexta-feira (18), ao Jornal Alerta Geral, destacou que as mulheres não devem ter receio de ir ao consultório e precisam priorizar essa agenda para cuidar melhor da própria saúde.
Segundo Lina Araújo, quando a doença é diagnosticada de forma precoce, o tratamento é menos agressivo. Lina recomenda que as mulheres não deixem de realizar os exames e que mantenham atividade física regular e alimentação saudável.
PESQUISA E MENOS PRESENÇA NO CONSULTÓRIO
Uma pesquisa realizada pela A.C. Camargo Cancer Center em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados — mostra que 25% das mulheres brasileiras acima dos 40 anos nunca fizeram uma mamografia para detectar o câncer de mama na vida. A A.C Camargo é um centro de estudos e pesquisas na área oncológica.
A pesquisa, que ouviu mais de mil mulheres de todas as regiões do país de diferentes escolaridades, mostrou ainda que 32% das mulheres acima de 40 anos nunca fizeram o exame do toque nas mamas e 14% nessa faixa etária nunca fizeram nenhum dos dois exames.