Milhares de beneficiários e segurados da previdência social na Região Nordeste recebem uma boa notícia neste início de mês: a Justiça Federal liberou R$ 9 bilhões e 48 milhões para 84.551 beneficiários de todo o Brasil que ganharam ações contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Milhares de pessoas contempladas com a decisão moram em estados da Região Nordeste.

Os pagamentos feitos por meio de precatórios correspondem ao valor máximo de 60 salários mínimos. Os valores foram depositados na Caixa Econômica Federal e a expectativa é que a grana comece a cair na conta dos beneficiários a partir dessa próxima semana.

De acordo com a Justiça Federal, entra no lote de precatórios de 2023 o beneficiário que teve a ordem de pagamento emitida pelo juiz entre os dias 2 de julho de 2021 e 2 de abril de 2022. Os valores liberados depois desse período serão pagos apenas em 2024.

JORNAL ALERTA GERAL. ORIENTAÇÃO SOBRE INSS

Os ouvintes e internautas tem uma linha direta para tirar dúvidas sobre os benefícios pagos pelo INSS. A linha direta está no Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, com transmissão, aos sábados, para mais de 30 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora.

As mensagens podem ser enviadas para o WhatsApp (85) 99273.4353 e, com a participação do advogado Paulo Bacelar, o Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’ dá dicas sobre tempo de contribuição, a idade para homens e mulheres pedirem aposentadoria e, também, esclarece as dúvidas para quem precisa de um BPC, de uma auxílio-acidente, de uma pensão, de aposentadoria rural ou urbana.

APOSENTADORIA E AUXÍLIO-ACIDENTE

Uma das dúvidas esclarecidas, neste sábado, é da ouvinte Alice, de Fortaleza, que pede orientação sobre o pai que sofreu um acidente e, se ao pedir a aposentadoria, pode incorporar o auxílio-acidente pago pelo INSS.

Outra dúvida é da ouvinte Valda, que mora em Aracoiaba, é concursada, tralha como auxiliar de serviços gerais, tem 56 anos de idade e 34 anos de contribuição. Ao fazer os cálculos com base nas regras previdenciárias, o professor e advogado Paulo Bacelar mostra os caminhos da aposentadoria para a Valda.
BPC

A ouvinte Ângela, de Pindoretama, pergunta se pode aposentar pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada). O Jornal Alerta Geral esclarece para os ouvintes e internautas as condições para a concessão do BCP que é garantido a quem mais de 65 anos de idade ou apresenta deficiência, desde que a renda ‘per capta’ seja inferior a um quarto do salário mínimo. Há, também, diferença entre BPC e aposentadoria. Fique por dentro, acompanhando o Jornal Alerta Geral.