Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O número de motoristas autuados com base na Lei Seca vem crescendo nas estradas cearenses. Entre janeiro e o dia 25 de dezembro deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registraram 4.617 infrações, 64,5% maior que o observado no mesmo período de 2018.

Desse montante, 1.179 registros foram por dirigir sob efeito de álcool e 3.438 pela recusa ao teste do bafômetro. As infrações estão previstas nos artigos 165 e 165 – A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), consideradas gravíssimas, com multa no valor de R$ 2.930,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo.

Somente durante a Operação de Natal, realizada entre 20 e 25 de dezembro, 85 autuações foram registradas pelos órgãos. Nesse período, 6.338 veículos foram abordados, segundo o Detran Ceará.

De janeiro a 25 de dezembro de 2018, foram contabilizadas 2.804 autuações com base na legislação, sendo 742 motoristas flagrados dirigindo alcoolizados e 2.062 por não aceitarem fazer o teste do bafômetro.

A operação de Ano Novo teve início em 27 e dezembro e vai até 1º de janeiro de 2020, envolvendo 320 agentes, 65 viaturas e o uso de 75 etilômetros.

Conforme o Detran, o foco é a prevenção de acidentes nas rodovias estaduais, combatendo os principais fatores de risco, como a embriaguez ao volante, o excesso de velocidade e a ausência dos equipamentos de segurança, especialmente o cinto e o capacete.

Ainda segundo o órgão, a fiscalização já realizada nas praias nos fins de semana será reforçada para evitar o trânsito de veículos em áreas destinadas aos banhistas. A operação acontecerá nas praias do Cumbuco, Flecheiras, Mundaú, Porto das Dunas, Presídio, Icaraizinho de Amontada, Praia da Baleia, Canoa Quebrada, Majorlândia, Fortim e Jericoacoara.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp