Estudantes indígenas e quilombolas têm até hoje para se inscreverem no Programa Bolsa Permanência. Iniciativa é voltada a ajudar esses universitários nos custos de vida durante sua formação. Ele atende a estudantes indígenas e quilombolas que fazem graduações presenciais em universidades e institutos federais do Brasil.
O programa foi criado em 2013 e tem o objetivo de minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica das instituições federais de ensino superior. Ou seja, tem o foco em possibilitar que os estudantes em situação de vulnerabilidade social possam concluir seus cursos de nível superior.
O programa concede bolsas no valor de R$ 900, que é pago mensalmente com verbas com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; esse pagamento deve ser utilizado pelo estudante para o custeio das suas despesas durante toda a sua formação. Para se inscrever no programa é necessário acessar página do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência. Maiores informações podem ser obtidas no site ou diretamente na instituição de ensino em que você está matriculado.