Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Mais uma onda de insegurança para os cearenses: usuários da uber relatam que suas contas foram invadidas e utilizadas para solicitar carros pelo aplicativo.

A preocupação das vítimas se dá pelo fato do hacker ter acesso a todos os seus dados, incluindo cartões de crédito que possam estar cadastrados na plataforma, o que possibilita uma margem de crimes maior do que somente usar o nome do usuário para cometer possíveis delitos.

Não é de hoje que a sensação de medo ronda os usuários das plataformas de carros de aplicativos. Somente este ano, 11 motoristas foram assassinados no Ceará, principalmente na grande Fortaleza.

No Brasil, são 22 milhões de pessoas que utilizam os serviços da Uber. Considerando a Região Metropolitana de Fortaleza, são mais de 700 mil pessoas ativas, conforme os últimos dados divulgados pela empresa de transporte.

As vítimas dessa violação registraram Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada. Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, porém ainda aguarda resposta.

Uber sobre as denúncias

Ao entrar em contato com a equipe da nossa redação, a Uber se pronunciou em nota sobre os casos denunciados.

Nota

Não foi possível verificar todas as ocorrências mencionadas pois a reportagem não forneceu à Uber qualquer informação sobre os usuários que permitisse identificar os casos.

Com relação ao único caso cujos dados foram fornecidos pela reportagem, a Uber esclarece que não houve nenhuma falha no sistema da empresa.

O cybercrime é um problema crescente. Quando as pessoas usam as mesmas senhas em mais de um site e uma dessas contas é comprometida, então outros lugares que usam as mesmas informações de ingresso também podem ser acessados. Ainda que os sistemas da Uber não apresentem nenhuma falha, nós buscamos de forma proativa entrar em contato com usuários que possam estar com as contas em risco e pedimos que alterem suas senhas. Nós já efetuamos o reembolso para a usuária em questão e gostaríamos de lembrar todos os nossos usuários para sempre utilizarem uma senha exclusiva para a conta da Uber.