Segurados do INSS que agendaram os serviços presenciais de Perícia Médica e Serviço Social terão o atendimento presencial garantido, mesmo em em estados ou municípios em lockdown. Mantém-se, nas Agências da Previdência Social, apenas os atendimentos de avaliação da Perícia Médica (Auxílio-doença e Benefício Assistencial ao Deficiente) e do Serviço Social (Benefício Assistencial ao Deficiente). No caso de não conseguir comparecer, o requerente deve remarcar pelo telefone 135 ou aplicativo Meu INSS, devendo manter atualizado em seu cadastro um telefone e/ou e-mail.

Agendamentos que já estavam marcados para Reabilitação Profissional, Justificação administrativa, Monitoramento Operacional de Benefícios e Cumprimento de Exigências devem ser acompanhados pelo aplicativo Meu INSS, pois é possível anexar os documentos que seriam apresentados pessoalmente, ou reagendar. Quanto ao Cumprimento de Exigências, mantém-se a opção de “Exigência Expressa”, que é o depósito de cópias simples dos documentos solicitados para conclusão do processo em urnas nas recepções das Agências da Previdência Social, diminuindo o contato físico.

Desde a pandemia do novo Coronavírus, apenas seis serviços, de um total de 96, foram mantidos de forma presencial no INSS, e os demais são feitos inteiramente pela Internet ou telefone 135. Para informação, extratos, consultas e requerimento de novos benefícios, permanecem os canais remotos como única forma de atendimento: são o aplicativo para celular “Meu INSS”, ou digitando meu.inss.gov.br no computador, ou ainda Atendimento Virtual de perguntas no canto inferior do Meu INSS, e telefone 135.

(*)com informação do INSS