Os golpistas não perdem a oportunidade para encontrar brechas que os levem a tentar arrancar dinheiro dos beneficiários e segurados da previdência social. O assunto ganha destaque, nesta sexta-feira (27), no Jornal Alerta Geral, na conversa entre os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.
O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem uma linha direta whatsApp (85) 99273.4353 para os ouvintes encaminharem dúvidas e mensagens sobre os benefícios da previdência social. As respostas e esclarecimentos são dados, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, pela rádio e pela Internet.
Muitas vezes as tentativas de golpes são barradas, como aconteceu, nesses últimos dias, quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta para um novo golpe tendo como alvo o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
ORIENTAÇÃO: whatsApp (85) 99273.4353
O BPC é um auxílio pago mensalmente a pessoas com deficiência (de qualquer idade) e idosos a partir dos 65 anos que more em uma residência com renda per capta inferior a ¼ do salário mínimo. Nessa nova armação, os golpistas enviam mensagens via SMS ou WhatsApp dizendo que as vítimas têm direito ao benefício, mas cobram 400 reais pela suposta liberação do valor.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a denúncia sobre os espertalhões partiu de um servidor do INSS da cidade de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, que se deparou com um intermediário que deu entrada no BPC/Loas de um idoso e se cadastrou como seu procurador.
PROCURAÇÃO
O caso somente foi descoberto porque o idoso vítima do golpe esteve na agência do INSS do município. No atendimento, o idoso revelou que havia recebido mensagens com informações referentes à liberação do BPC/Loas. Ao buscar pelo cadastro do idoso nos sistemas, o servidor encontrou vários procuradores cadastrados no mesmo pedido do benefício.
LEIA MAIS