O INSS mudou de ideia e decidiu adotar o sistema de busca ativa para localizar 4 milhões e 300 mil aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios que precisam realizar a prova de vida por estarem há mais de um ano com informações desatualizadas no cadastro do Ministério da Previdência Social.

Os beneficiários foram notificados e orientados a ir a um posto de atendimento ou a uma agência bancária onde recebem os pagamentos, mas o INSS decidiu, porém, mudar essa sistemática e designará servidores para visitarem o endereço dos aposentados e pensionistas para fazer a comprovação de vida.

O INSS não definiu quando começam as visitas dos servidores aos endereços cadastrados dos segurados e beneficiários. A prova de vida presencial deixou de ser obrigatória a partir do ano passado, quando os beneficiários eram obrigados a apresentar documentos e atualizar a biometria.

A medida acabou com os transtornos para pessoas idosas que, com dificuldades de mobilidade, não tinham condições de se deslocar ao INSS ou à agencia bancária. O INSS passou, então, por meio do cruzamento de bases de dados de órgãos públicos e de empresas, a atualizar os dados cadastrais dos aposentados, pensionistas e detentores de auxílios.

Quando os beneficiários ficam com os dados pessoais desatualizados, nem são localizados, o INSS envia uma notificação via aplicativo Meu INSS, central telefônica 135 e/ou comunicação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.

CANAL PARA DÚVIDAS: whatsApp (85) 99273.4353

O Jornal Alerta Geral ‘Caminhos da Aposentadoria’ tem uma linha direta para ouvintes e internautas tirarem dúvidas sobre todos os beneficiários previdenciários. As mensagens podem ser enviadas pelo whatsApp (85) 99273.4353 e, aos sábados, às 7 horas da manhã, o professor e advogado Paulo Bacelar orienta os segurados e beneficiários do INSS sobre aposentadorias, pensão, auxílios, BPC e Salário maternidade.

REDE DE EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

O Jornal Alerta Geral é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão, aos sábados, por mais de 30 emissoras de rádio, e pela Internet. A íntegra do ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’ ficou disponível no site cearaagora.