Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com a volta do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social, os segurados que desejarem evitar aglomerações e filas dispõem de um serviço alternativo para a entrega da documentação para concluir a análise do seu pedido, denominado Exigência Expressa.

O serviço já está disponível e foi adotado em razão do atendimento remoto no início da pandemia, devido ao decreto de situação de emergência provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Por meio do serviço, o segurado pode entregar a cópia dos documentos em uma urna na entrada da agência do INSS mais próxima de sua residência. Para utilizar o serviço, entretanto, é necessário fazer um agendamento prévio, por meio do telefone 135, no aplicativo ou site do Meu INSS.

Os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos no sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo Meu INSS ou telefone 135.

Para a proteção da saúde das pessoas, a entrega de documentos acontece sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências.

 

(*) Com informações da Agência Brasil.