O ano de 2024 começa com mudanças nas regras da aposentadoria como consequência da reforma previdenciária de 2019. Fique atento, fique atenta porque são mudanças importantes para quem está fazendo os cálculos para – literalmente, encostar as chuteiras.

A reforma da previdência social estabeleceu que, a cada ano, sobe a pontuação, que é a soma da idade com o tempo de contribuição. A pontuação vai continuar subindo até chegar a 100 pontos para as mulheres, em 2033, e a 105 pontos para os homens, em 2029.

Essa norma faz parte das chamadas regras de transição criadas pela reforma previdenciária de 2019. Um exemplo: em 2024, homens precisam somar 101 pontos e as mulheres, 91 pontos para pedir a aposentadoria.

DETALHES NO JORNAL ALERTA GERAL

O professor e advogado Paulo Bacelar explica, nesta quarta-feira (3), no Jornal Alerta Geral, o impacto das mudanças nas regras previdenciárias para quem vai pedir aposentadoria em 2024.

O Jornal Alerta Geral, que é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão pelas redes sociais do @cearaagora e por mais de 20 emissoras de rádio do Interior do Estado.

Os ouvintes e internautas podem encaminhar perguntas com dúvidas sobre os benefícios do INSS pelo whatsApp (85) 99273.4353

O assunto ganhou destaque também com o Jornalista Beto Almeida sobre o assunto que apesar do novo salário mínimo de R$ 1.412 já ter começado a valer desde a segunda-feira (1º), o reajuste de 6,97% a aposentados e pensionistas feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), só começará a ser pago a partir do dia 25 de janeiro, terminando em 7 de fevereiro, pois o atual depósito se refere a dezembro de 2023.

Nos pagamentos referentes a janeiro deste ano também serão reajustados os valores do seguro-desemprego, abono do PIS/Pasep e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salários família e maternidade, pecúlio e seguro-defeso.

LEIA MAIS