Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai adotar a inteligência artificial para detectar fraudes em atestados médicos enviados ao órgão para solicitar benefícios, como auxílio doença. A expectativa é de que ainda neste mês entrará em operação um novo sistema com robôs, que fará cruzamentos em bancos de dados para mapear irregularidades – com uso até de análise comportamental. A ferramenta estará em pleno funcionamento “no início 2024”, diz o instituto.

O INSS diz que o sistema vai aprimorar a checagem de dados, principalmente no Atestmed, para detectar fraudes. Atualmente, esse monitoramento dos atestados é feito por amostragem.

Responsabilização criminal

Com a inteligência artificial, serão conferidos nos atestados a identificação dos médicos, registro no CRM, grafia (letras) dos médicos, disparo em massa de um mesmo IP, por exemplo. De acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, disse que quem fraudar atestados médicos irá responder criminalmente.

“Já identificamos alguns casos e eles foram entregues à Polícia Federal, que tomará as medidas necessárias. E podem estar certos a pessoa que apresentar atestado médico falso vai responder criminalmente”, alerta ele.

Um dos casos detectados e entregue à PF foi de uma profissional de São Paulo com quatro padrões de letras diferentes. A médica sequer trabalhava no hospital descrito no atestado médico.

O INSS adotou uma série de medidas para tentar reduzir a fila de segurados aguardando que a solicitação de aposentadoria, pensão ou auxílio doença seja processada. Entre as estratégias estão o envio de documentação através da plataforma do INSS, o pagamento de bônus a servidores que trabalharem fora do horário regular de serviço na análise dos processos e o atendimento à distância via telemedicina, no âmbito do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).

Mais de 1,6 milhão de pedidos estão na fila do INSS aguardando análise. De acordo com o Portal da Transparência Previdenciária, a fila do INSS tem 1,63 milhão de pedidos aguardando análise. As informações dizem respeito aos números de setembro, os mais recentes divulgados pelo governo. Do total:

  • 55% aguardavam análise dentro do prazo de 45 dias
  • 20,7%, de 46 a 90 dias, ou três meses
  • 15,2%, de 91 a 180 dias, ou seis meses
  • 7,5%, de 181 dias a um ano

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que o governo mantém o plano de, até dezembro de 2024, atender todos os pedidos de aposentadoria, pensão e auxílios em até 30 dias, ou seja, 15 dias a menos que o prazo legal.

“Até dezembro, nossa intenção é colocar todo mundo em 45 dias de espera. Para que, no ano que vem, comecemos a pensar em um novo modelo, um modelo mais ágil, mais rápido. Estamos trabalhando para isso”, afirmou Lupi.

(*)com informação do Jornal Extra