O Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), criado pelo médio e ex-secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, decidiu doar à Universidade Federal do Ceará (UFC), o hospital que entidade constrói no Polo Médico de Porangabussu, em Fortaleza. A unidade de saúde vem sendo construída com recursos doados pela iniciativa privada.

O ICM desenvolve, desde 2001, projetos de fortalecimento do sistema de saúde para os cearenses, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com cidadãos cearenses que realizaram doações financeiras. Um dos resultados desse esforço é a construção de um hospital no Polo Médico de Porangabussu.

O hospital, com 23 mil m2 de área construída, terá 10 pavimentos, quase 170 leitos e terá capacidade para realizar, a cada mês, 14.800 exames e 1.084 internações. De acordo com o ICM, o hospital terá capacidade de operar como um dos mais avançados centros médicos do país, servindo, inclusive, para a formação dos alunos da Faculdade de Medicina.

DOAÇÃO PARA UFC
Os projetos arquitetônicos e de engenharia, que também foram doados, detalharam a construção dos dez pavimentos. Agora, avançando no propósito de contribuir com a melhoria da saúde dos cearenses, o ICM decidiu doar as instalações já edificadas e o terreno que a construção ocupa para a Universidade Federal do Ceará.
Os recursos para a construção vieram da iniciativa privada e da destinação de emendas parlamentares, e, por um convênio, a UFC teria o direito de ocupar parte do prédio, mas a doação será integral, tanto do equipamento de saúde quanto do terreno que ocupa, este de inteira propriedade do ICM.

Com essa iniciativa, o ICM, que foi criado pelo médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, colabora a um só tempo para a consolidação do Polo Médico existente em torno da Faculdade de Medicina da UFC, participa do desenvolvimento das ciências médicas no Estado do Ceará, através de iniciativas técnicas conjuntas entre as instituições pública e privada que atuam nesse próprio equipamento, e incentiva o desenvolvimento social e econômico da área de Porangabussu.

HISTÓRIA DO ICM

O ICM é uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos e tem como objetivo a implementação, no Ceará, de um Centro de Referência Nacional em Pesquisa, Ensino, Assistência de alta qualidade e Produção de Tecnologia. Desde sua criação o ICM se dedicada ao desenvolvimento das ciências médicas no Estado, com programas próprios ou através de colaboração com os setores público e privado.

Dentre essas parcerias, destaca-se a estabelecida com a Universidade Federal do Ceará – UFC, através de convênios com finalidades educacionais nas áreas de ensino e pesquisa nas ciências médicas.

REFORÇO NA SAÚDE

As instalações do futuro hospital localizam-se no complexo que reúne a Faculdade de Medicina da UFC, o Hospital Universitário Walter Cantídio, a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, o Instituto do Câncer, o Hemoce – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceara, e a área em que se projeta a instalação do Distrito de Inovação Tecnológica e do Bairro Inteligente de Porangabussu.
HOSPITAL DO ICM – FICHA TÉCNICA

10 Pavimentos
Terreno de 12.395,25 m2
Área construída de 23.469,65 m2

Térreo – Recepção, Pronto Atendimento, Sérico de radioterapia e oncologia, Laboratório de engenharia e Teleinformática.

Primeiro Pavimento – Salas de Hemodinâmica, Ressonância e Tomografia.

Segundo Pavimento- Salas de Ecocardiograma e de Ergometria, e Instituto de ensino e pesquisa.

Terceiro Pavimento – Medicina Nuclear, 10 salas de endoscopia e Pet scan.

Quarto Pavimento – 34 leitos de internação

Quinto Pavimento – 34 leitos de internação.

Sexto Pavimento – 34 leitos de internação.

Sétimo Pavimento – Unidade Semi-Intensiva com 32 leitos.

Oitavo Pavimento – Unidade de Terapia Intensiva Geral com 30 leitos e Cardiológica com 9 leitos.

Nono Pavimento – Centro Cirúrgico com 06 salas de cirurgia, 1 sala híbrida e 10 leitos de UTI.

Décimo Pavimento – Área Técnica.

Previsão de 14.800 exames e 1.084 internações por mês.

(*) Informações do ICM