Prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores interessadas em participar do Programa de Peixamento já podem fazer o pedido através de uma solicitação junto à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Executado pela Coordenadoria do Desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura Familiar (Copea/SDA) tem como principal objetivo o aproveitamento das águas represadas pelas barragens para produção de alimento: no caso, o peixe, que é rico em aminoácidos fundamentais para a saúde humana. Além disso, estimula a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, gerando ocupação e renda, para si e para as suas famílias.
Para acessar o repovoamento de um ou mais reservatórios, o solicitante deve informar seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: [email protected].
Na última edição (2020/2021) o projeto atendeu a 60 mil famílias rurais, que residem nas proximidades de 1 mil reservatórios públicos do Estado.
“O peixamento é um dos principais projetos executados pela SDA sendo realizado todos os anos. A distribuição gratuita de peixes adaptados ao nosso clima aproveita as águas acumuladas nas barragens para produzir alimento de alto valor nutritivo e contribui para a recuperação do estoque pesqueiro”, explica o secretário De Assis Diniz.
A expectativa é que o Projeto Peixamento gere uma produção pesqueira de 1.200 toneladas de peixes ainda em 2021 e R$ 6,6 milhões em negócios rurais.
“Desta maneira, estamos elevando a oferta de alimentos para as comunidades rurais, além de gerar mais oportunidades de trabalho e melhoria na renda das famílias ribeirinhas”, complementa o secretário de Pesca e Desenvolvimento Agrário, Thiago Ponte.
(*) Com informações Governo do Estado do Ceará