Para aumentar a capacidade operacional do Porto do Pecém, o governador Camilo Santana (PT), acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e de outras autoridades, inaugurou na manhã desta quinta-feira, 10, a segunda expansão do terminal portuário cearense, que fica localizado em São Gonçalo do Amarante. O assunto ganhou destaque no Jornal Alerta Geral desta sexta-feira (11) com os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida.
O Porto do Pecém agora conta novos equipamentos: portão de acesso (Gate 2); outra ponte para os píeres (Ponte 2); e um berço de atracação (Berço 10). Para isso, o Governo do Ceará investiu cerca de R$ 772,8 milhões nas obras.
“Estou muito feliz de entregar oficialmente todos esses investimentos realizados no Complexo do Pecém. Não tendo dúvida do potencial e do crescimento que teremos nos próximos anos com todo esse complexo, com a nova ZPE [Zona de Processamento de Exportação], a nova rodovia duplicada (CE-155) e parcerias com vários grandes players, principalmente com a estratégia para a instalação do Hub de Hidrogênio Verde aqui”, afirmou o governador Camilo Santana.
O porto integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP S/A), um empreendimento conjunto formado pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã, o maior da Europa. O CIPP é composto ainda por área industrial e ZPE.
A inauguração da expansão do Porto do Pecém marcou o encontro dos últimos governadores do Ceará, com exceção de Lúcio Alcântara (2002/2006): Tasso Jereissati (1987/90/1994/2002) Ciro Gomes (1991/94) Cid Gomes (2007/2014) e Camilo Santana (PT), atual governador.
A construção do Porto foi uma idealização do governo de Tasso. O empreendimento foi inaugurado no último ano de sua gestão, em 2002. “O Porto do Pecém se tornou um dos mais modernos e melhores complexos de importação, exportação, industrialização e integração comercial com o mundo do Brasil. A parceria com Roterdã foi estratégica. Ainda é o começo do que o Complexo do Pecém pode dar em termo de geração de empregos e riqueza para o Ceará. Parte do futuro e da esperança está concentrada nesse complexo”, avaliou Tasso Jeiressati.
Para o ex-governador e pré-candidato a presidente da República Ciro Gomes (PDT), os resultados do porto exemplificam como o Estado do Ceará consegue garantir mais qualidade de vida aos cearenses por meio de políticas continuadas e investimento público. “O Ceará hoje tem o maior investimento per capita público de todos os Estados brasileiros. O Ceará é o terceiro Estado do Brasil em volume absoluto de investimento. Isso não é por acaso. Isso tem a ver com padrão, decência e seriedade, além da valoração de um planejamento estratégico”, destacou.
“A compreensão de que há projetos que são projetos de Estado. O Tasso, Ciro, Eu e Camilo compreendemos a importância do Porto do Pecém para a nossa economia. Não poupamos esforços para que hoje a gente tivesse esse equipamento, que em janeiro deste ano, comparado a janeiro do ano passado, já cresceu mais 40%”, pontuou o senador Cid Gomes.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) se emocionou ao relembrar como os últimos 20 anos marcaram a solidificação desse projeto estratégico para o desenvolvimento econômico. “O Ceará que nós estamos vivendo é resultado da inteligência, da dedicação e do amor a esse Estado”, disse Maia Júnior.
Hub de Hidrogênio
O Complexo do Pecém se prepara para sediar o Hub de Hidrogênio Verde – combustível que se apresenta como uma alternativa mais limpa para o futuro. Até o momento, 15 memorandos de entendimento foram assinados para a instalação do hub. “Há um olhar muito especial pelas vantagens do Ceará, como localização e estrutura portuária e da ZPE. Nós acreditamos que o Ceará está na vanguarda. Fizemos a cooperação na pandemia para a pesquisa, que é importante. Nós estamos com uma perspectiva muito positiva, inclusive com a primeira montagem de usina ainda em 2022”, garantiu Camilo Santana.
Ainda segundo o governador, o Hub de Hidrogênio Verde vai oportunizar a criação de uma cadeia de produção de energias renováveis, como a solar e eólica, em diversas regiões do Ceará.
(*) com informações do governo do Ceará