A Região do Cariri entra na agenda de investimentos mais amplos na geração de energias limpas e, nessa segunda-feira (8), o governador Elmano de Freitas assinou memorando de entendimento entre o Governo do Estado e o grupo chinês PowerChina para construção de um parque solar no município de Mauriti.
De acordo com o Governo, serão investidos R$1,8 bilhão, com previsão de entrega do parque, com 343 MW de potência, no mês de fevereiro de 2025.
Segundo Elmano, que, no mês de abril acompanhou o presidente Lula em visita à China e abriu novas negociações para grupos asiáticos desembarcarem no Ceará, uma das prioridades do governo é atrair investimentos e gerar mais empregos na Grande Fortaleza e no Interior do Estado.
“É nossa absoluta prioridade atrair investimentos para poder gerar empregos e renda para os cearenses. A China é a principal parceira comercial do Brasil e queremos estreitar ainda mais as relações com os empresários chineses em setores como o de tecnologia, produção de energia limpa e infraestrutura para o Ceará”, disse o governador Elmano de Freitas, ao lado de repesentantes do Grupo PowerChina.
ABERTURA DE PORTAS E PARCERIA
A Secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros, destacou a importância do encontro e ressaltou a oportunidade da abertura de portas para novos investimentos em mais municípios cearenses. “É muito importante para nós essa aproximação, inclusive já pensando em novos investimentos em outras áreas também englobadas por esse grupo, como infraestrutura e transportes”, obsrvou.
Presente no Brasil desde 2006, a Power Construction Corporation of China (PowerChina) é um grupo de construção integrado que fornece investimento e financiamento, projeto de planejamento, construção de engenharia, fabricação de equipamentos e gerenciamento de operações para energia limpa e de baixo carbono, recursos hídricos, construção ambiental e infraestrutura.
(*) Com informações do Governo do Estado