A pesquisa do IPEC, contratada pela TV Verdes Mares Cariri e divulgada, nesta quinta-feira (19), aponta um empate técnico entre os candidatos do Podemos, Glêdson Bezerra, e do PT, Fernando Santana, à Prefeitura de Juazeiro do Norte. Glêdson aparece com 45% de intenção de votos e, em segundo lugar, Fernando, com 41%.

Os números da pesquisa apontam que, em relação ao levantamento anterior, Glêdson perdeu quatro pontos (49% para 45%) e Fernando Santana ganhou quatro pontos (37% para 41%). A candidata da UP, Sued Carvalho, somou 3% de apoio dos eleitores, e Lino Alves, do PCO, aparece com 1%.

De acordo com o IPEC, 4% dos entrevistados disseram que anulariam o voto ou votariam em branco, enquanto 4% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos, tem um intervalo de confiança de 95%, ouviu 800 eleitores entre os dias 16 e 18 de setembro, e está registrada no TSE sob o protocolo CE-03999/2024

CORRIDA PELA PREFEITURA DE JUAZEIRO DO NORTE

• Glêdson Bezerra (Podemos): 45% (-4)*
• Fernando Santana (PT): 41% (+4 )*
• Sued Carvalho (UP): 3%
• Lino Alves (PCO): 1% (+2)*
• Branco/Nulo: 4%
• Não sabe/não respondeu: 5%
(*) Oscilação em relação à pesquisa anterior

APOIO DE CAMIL, ELMANO E LULA

O candidato do PT à Prefeitura de Juazeiro do Norte, Fernando Santana, reúne, em seu palanque, lideranças de diferentes partidos e tem como principais apoiadores o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Governador Elmano de Freitas e o Ministro da Educação, Camilo Santana. Já o candidato do Podemos, Glêdson Bezerra, é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro.

GOVERNO MUNICPAL

O IPEC ouviu os eleitores da cidade de Juazeiro do Norte sobre as administrações municipal, estadual e federal. entre os entrevistados, 38% consideram ótima ou boa a gestão der Glêdson Bezerra, 36% a avaliam como regular e 24% a definem como ruim ou péssima.

GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAL

A pesquisa registra que 40% dos eleitores de Juazeiro do Norte consideram ótima ou boa a administração do Governador Elmano de Freitas (PT), 37% a consideram regular e 14% a avaliam como ruim ou péssima.

O governo do presidente Lula (PT) recebe conceito de considerado ótimo ou bom de 56% dos eleitores, enquanto 27% o consideram o governo e 16% o chamam de ruim ou péssimo.