Os números da mais nova pesquisa do Ipec apontam que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado, como ótimo ou bom, por 35%dos brasileiros, enquanto outros 34% o definem como ruim ou péssimo. Se comparado com o levantamento de julho, a avaliação positiva caiu dois pontos – dentro da margem de erro. Já o índice dos que consideram a gestão do petista como ruim ou péssima saiu de 31% para 34%.


De acordo com a pesquisa, entre os que classificam a gestão de Lula como regular, passou de 31% para 28% e somam 2% os que não sabem ou preferem não opinar. As variações ocorrem dentro da margem de erro.

A pesquisa, com númerospublicados pelo G1, foi realizada entre os dias 5 e 9 de setembro. Foram entrevistados 2 mil brasileiros e brasileiras com 16 anos ou mais.

O levantamento mostra que a avaliação ótima/boa do governo Lula é mais acentuada entre quem declarou ter votado no presidente em 2002 (67%); tem renda familiar de até 1 salário mínimo (50%); reside na região Nordeste (47%); e é menos escolarizado (48%).

A pesquisa mostra, ainda, que a avaliação ruim ou péssima é mais expressiva entre quem declarou ter votado em Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022 (66%); tem renda familiar superior a 5 salários mínimos (52%); reside na região Sul (43%); tem ensino superior (42%); é evangélico (42%); e se autodeclara branco (41%).

Ao serem questionados sobre a aprovação ou desaprovação do Governo, 49% responderam aprovar e 45%, desaprovar a administração petista. Segundo o levantamento de julho, 50% aprovavam e 44% desaprovavam. A parcela que não sabe ou não respondeu somou 6%, mesma porcentagem do mês de julho.