O prazo máximo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana 2022 com 8% de descontos termina nesta segunda-feira. Neste ano, o contribuinte pode escolher três opções de datas para pagamento à vista, com vencimentos em fevereiro, março ou abril. A consulta pode ser feita no site da Secretaria Municipal das Finanças.

O contribuinte pode efetivar o pagamento em cota única por meio do boleto, já enviado às residências ou imprimindo o Documento de Arrecadação Municipal disponível no site da Sefin. Se os pagamentos forem feitos em 5 de março, o desconto cai para 6%; em 5 de abril, será de 4%. Nestes dois casos, os boletos estarão disponíveis no site da Sefin. Caso o contribuinte não queira ou não possa fazer o pagamento único, o imposto poderá ser parcelado em até 11 vezes. Cada parcela deverá ter valor mínimo de R$ 68,14. O pagamento deve ser feito até o quinto dia útil de cada mês.

Segundo a prefeitura, não houve reajuste na alíquota, apenas correção do valor com base na inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial. O índice acumulado dos últimos três meses contando até novembro de 2021 é de 3,18%. Ao todo, conforme a prefeitura, o imposto alcança 801.116 imóveis na cidade, dos quais 139.772 estarão isentos do pagamento. O valor não é cobrado de imóveis cujo valor venal é de até R$ 83.518,51. Há isenção para outras pessoas.