O Secretário de Fazenda do Estado, Fabrízio Gomes, anunciou, nesta quarta-feira (27), uma redução média de 4,59% na alíquota do IPVA de 2024 e projetou uma arrecadação global de R$ 1 bilhão, 740 milhões.


“Como os veículos usados caem um pouco os preços, então quem vai pagar o IPVA, paga em uma base de resultado menor, que é de 4,59 na média. Tem uns que vão ser mais, mas a média é essa’’, explicou o Secretário Fabrízio Gomes, ao destacar que haverá também 1% de alíquota reduzida para motos de até 125cc que não apresente infração de trânsito em 2023.


CÁLCULO


O cálculo do IPVA tem por base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios dos veículos, e do Sindivel (Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará).


De acordo com a Sefaz, pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano, metropolitano e intermunicipal, micro-ônibus, vans, topics, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.


CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

Com os valores oficializados pela Sefaz, os proprietários de veículos já podem fazer a programação para o pagamento do tributo: quem optar pelo pagamento à vista, com vencimento no dia 31 de janeiro, o desconto será de 5%. O boleto estará disponível no dia 2 de janeiro de 2024.


Se o proprietário do veículo decidir pelo parcelamento, o desembolso pode ser feito em até cinco vezes, sem desconto, com o primeiro pagamento no dia 8 de fevereiro, sendo as demais parcelas a cada 30 dias:


• 8 de fevereiro
• 8 de março
• 8 de abril
• 8 de maio
• 10 de junho


DINHEIRO NO CAIXA


O IPVA representa uma importante injeção nos cofres do Estado e dos Municípios. Se comparado com 2023, o ano de 2024 será marcado com uma arrecadação estimada em de R$ 1,74 bilhão. O cadastro do Detran aponta uma frota de 2.297.000 veículos.