Mudanças nos rumos políticos e administrativos do Município de Itaiçaba: o prefeito Frank Gomes (PDT), que estava afastado das funções desde o mês de novembro de 2022, por determinação do Tribunal de Justiça, reassumiu, nessa segunda-feira, o cargo e desfilou pelas ruas e avenidas da cidade para comemorar o retorno ao comando político do município.

A decisão do Tribunal de Justiça foi tomada com base nas investigações do Ministério Público Estadual, por meio da Procuradoria dos Crimes contra o Patrimônio Público (Procap), que apontou um rosário de irregularidades com recursos públicos – como crime de reponsabilidade, falsidade ideológica, associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro e suspeita de desvios de recursos públicos e pagamentos indevidos.

À época da operação da Polícia Civil e do Ministério Público, além dos mandados de busca e apreensão de documentos, houve a expedição de mandados de prisão, sendo atingidos, entre os investigados, o deputado estadual Stuart Castro, do Avante, e o irmão do prefeito, Ermógenes Gomes. Ambos foram liberados poucos dias depois da prisão.

O prefeito Frank Gomes volta ao cargo, mas enfrenta outras duas frentes: o pedido de manutenção do afastamento do cargo, feito, pelo Ministério Público Estadual, e uma comissão parlamentar de inquérito da Câmara Municipal que aprovou relatório com recomendação de destituição de Frank e suspensão dos seus direitos políticos.