Nuvens de gás cloro tóxico foram lançadas em uma piscina pública em Verona (Itália), deixando 25 pessoas envenenadas. O número inclui nove crianças de uma creche local, com idades entre 3 e 6 anos, que estavam presentes na piscina em aula de natação no Centro Esportivo Monti Lessini.
Serviços de emergência, reunindo bombeiros, médicos, policiais e até especialistas nucleares, estiveram presentes no estabelecimento na última sexta-feira (17), após a liberação da nuvem tóxica.
As vítimas foram transportadas para centros médicos em micro-ônibus, com os mais afetados sendo levados a hospitais em Negrar, Trento e Roma.
O Ministério do Interior italiano afirmou que um “grupo especializado de bombeiros que é chamado para intervir em situações excepcionais” estava disponível depois que as 25 pessoas foram envenenadas.
Investigadores chegaram a suspeitar de “ataque deliberado”, mas concluíram que o envenenamento se deveu ao fato de funcionários do centro esportivo terem calculando mal a quantidade de cloro necessária para esterilizar a piscina. O erro levou a uma overdose maciça que, de acordo com a mídia local, fez o gás tóxico sair da água, envenenando os nadadores.
(*)com informação do Jornal Extra