A ex-governadora e atual Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, engrandece o PSB e cumprirá papel importante nas eleições de 2024 e 2026. Sempre serena, cáustica quando a situação exige postura decisiva, mas sem alterar a voz e o estilo, Izolda é uma estrela que vai brilhar no PSB.
Rejeitada pelo PDT em 2022, quando, na condição de governadora tinha a prerrogativa para concorrer à reeleição, mas foi barrada pelo grupo do ex-presidenciável Ciro Gomes que impôs o nome de Roberto Cláudio ao Palácio da Abolição, Izolda entra no jogo das eleições de 2024 e 2026. A filiação de Izolda, nesse contexto, é simbólica na política estadual.
Os movimentos de hoje dão sinais não apenas no presente, mas no futuro, a curto e médio prazo, daí a inserção de Izolda Cela. A aliança PT-PSB, unida pelas mãos de Camilo Santana, Cid Gomes e Elmano de Freitas, consolida o atual projeto administrativo do Palácio da Abolição e aponta vida longa para uma aliança que começou em 2006.
TRAJETÓRIA, RACHA DA ALIANÇA E FUTURO
Natural de Sobral, Izolda Cela ganhou projeção nacional a partir das transformações no ensino público do Estado do Ceará. O primeiro passo foi dado em Sobral quando, na condição de Secretária de Educação, mudou o modelo de gestão e introduziu medidas que deram resultado no aprendizado dos estudantes das escolas públicas.
A boa experiência de Izolda foi levada ao Estado ao assumir a Secretaria de Educação na gestão do então Governador Cid Gomes. Em 2014, Izolda compõe a chapa vitoriosa de Camilo Santana ao Governo.
Em 2022, assume o Governo com o afastamento de Camilo que, naquele ano, disputaria o Senado. Izolda era o nome que uniria 10 partidos e manteria a aliança PDT-PT como candidata à reeleição.
O PDT pensou diferente, rompeu a aliança com o PT e impôs o nome de Roberto Cláudio. Como consequência, o PDT implodiu, perdeu 43 prefeitos, um senador, um deputado estadual (Evandro Leitão) e impediu a saída de outros 9 deputados estaduais e cinco suplentes à Assembleia Legislativa
FORTALEZA E SOBRAL
A trajetória de Izolda a faz surgir como um nome para a Prefeitura de Sobral ou, mesmo, para a Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. Se a opção for Sobral, Izolda administrará a cidade como uma mãe que cuida de um filho.
O mesmo adotará, também, se o caminho for a Prefeitura de Fortaleza. Sejam quais forem os desdobramentos dessa história, Izolda estará no jogo de 2024 e 2026, quando voltaremos às urnas para as eleições ao Governo do Estado e ao Senado.