A Governadora Izolda Cela, ao sancionar, nesta sexta-feira (15), a lei que disciplina as condições para a universalização do ensino em tempo integral nas escolas municipais, constrói um dos maiores legados do seu mandato na história da educação do Ceará.

Ao lado de prefeitos e secretários de Educação dos 184 Municípios, da Secretária Estadual de Educação, Eliane Estrela, do sucessor Elmano de Freitas, da futura vice-governadora Jade Romero, Izolda falou sobre a frente ampla para novos avanços no ensino público do Ceará e afirmou que, na parceria com as Prefeituras, está sendo dado mais um importante passo para a melhoria da aprendizagem das crianças e jovens.


Izolda disse, em seu discurso, que, com o Paic Integral, fica estabelecida a meta de levar o ensino em tempo integral para todo o estado até 2026, por meio do regime de colaboração com os 184 municípios. O Paic é o Programa de Aprendizagem na Idade Certa. A jornada prolongada será instituída de maneira gradativa, iniciando com as turmas de 9º ano em 2023.

AMPLO COMPROMISSO ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS


O Governo do Estado e os Governos Municipais, conforme Izolda Cela, firmam um amplo compromisso que inclui apoio técnico, pedagógico e financeiro para possibilitar a implementação da oferta de tempo integral. A iniciativa apoia a aprendizagem das crianças e adolescentes para que ingressem no Ensino Médio bem preparados e adaptados ao formato de tempo integral.


Segundo Izolda Cela, a rede estadual já chegou aos 60% em jornada ampliada em 2022, segue em processo para alcançar os 100% até 2026 e, nessa fase do Paic, a colaboração dos Municípios é fundamental para novos avanços no nível de aprendizado dos alunos das redes municipais de ensino.