O governo do Estado realizou nesta terça-feira, 21, no Centro de Eventos do Ceará, uma solenidade para celebrar os 15 anos de ações e conquistas do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Estiveram presentes estudantes, educadores, prefeitos e outras autoridades. A governadora Izolda Cela (PDT), chamada de “mãe do Ceará e do PAIC”, por Camilo Santana, também compareceu.

A atual gestora do Estado, que esteve à frente da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) na elaboração e implementação do programa, agradeceu a todos que colaboraram para concretizar esse legado.

A política pública foi criada em 2007 como Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), com a meta de alfabetizar todas as crianças cearenses até os sete anos de idade, por meio de um regime de cooperação entre Estado e Municípios.

Com isso, o programa passou a nortear ações e metas da gestão educacional, oferecendo formação continuada aos professores, apoio à gestão escolar e material estruturado, entre outras iniciativas voltadas à garantia do direito à aprendizagem. Hoje, o Ceará é destaque nacional na educação pública.

Na oportunidade, a chefe do Executivo Estadual anunciou que enviou à Assembleia Legislativa do Ceará uma mensagem para ampliar as ações do Pacto pela Aprendizagem até 2024. O Pacto é um reforço direto ao Mais Paic.

(*) Com informações do governo do Ceará