O governador Elmano de Freitas embarcou, nessa terça-feira, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para à China, onde tenta atrair novos investimentos para o Ceará. Durante a ausência de Elmano, a vice-governadora Jade Romero assume o comando político e administrativo do estado. Jade passa a ser, na história política do Ceará, a segunda mulher que, na condição de vice, assume o Governo do Estado.
Jade será, porém, a terceira mulher a ocupar o cargo: em março de 2022, a então vice-governadora Izolda Cela comandou o Estado após a desincompatibilização de Camilo Santana que se afastou para concorrer ao Senado. Izolda chegou a tirar licença para uma viagem internacional e a então presidente do Tribunal de Justiça, Naílde Pinheiro, chegou a assumir o cargo de Governadora.
PARCERIAS COM CHINESES
Principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, a China fechou 2022 com mais de US$ 89,7 bilhões em exportação de produtos nacionais e Governo do Ceará quer ampliar as parcerias com grupos empresariais do país asiático.
Elmano de Freitas, que realiza a primeira viagem internacional após assumir o Governo do Estado, fez, antes de embarcar, um balanço das ações nos 100 primeiros dias de administração e afirmou que vai continuar buscando investimentos públicos e privados para o Ceará.