O presidente da Executiva Regional do MDB e ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira, recebe, nesta segunda-feira, em Brasília, o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva e lideranças partidárias que estão ajudando a construir o palanque do petista nos Estados. Esse é o primeiro encontro após a filiação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao PSB, para formação da chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula.


O jantar é na casa do ex-senador Eunício Oliveira que é um dos principais interlocutores do MDB com o ex-presidente Lula. Desse encontro, sairá uma agenda de visitas do presidenciável do PT aos estados. Lula pedirá às lideranças do MDB nos estados para não endossarem a tese de terceira via que vem sendo articulada por setores do PSDB e União Brasil.


PT X MDB NO CEARÁ


O ex-presidente Lula constrói uma aliança com o PSB, PC do B e PV e terá apoio de lideranças estaduais do PP, MDB, do PSD e, também, do PDT, que apresentável o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Os aliados querem que o ex-presidente Lula comece a percorrer os estados e, nessa agenda, fortaleça as alianças para regionais como estratégia para chegar bem ao segundo turno.


O Nordeste é a região onde o ex-petista tem os melhores índices de aceitação eleitoral e, com isso, atrai apoio de representantes de diferentes partidos – inclusive, de integrantes da base do Governo Bolsonaro. No Ceará, o ex-presidente Lula articulou para o MDB, sob a liderança do ex-senador Eunício Oliveira, manter a aliança com o PT na disputa ao Governo do Estado.


O PT é aliado do PDT. Há, porém, um ponto de divergência com os pedetistas: lideranças estaduais petistas não aceitam a candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio e defendem que, para preservar a aliança, o melhor nome é da atual governadora Izolda Cela. Izolda é um nome simpático ao ex-presidente Lula e pode atrair, também, o apoio do MDB.