As cenas de violência protagonizadas por torcedores que foram ao Iate Clube de Fortaleza, no jogo de estreia do Brasil na Copa do Qatar, invadiram as redes sociais e ganharam o mundo. A confusão na área de camarotes foi marcada por arremesso de cadeiras e pernas de mesas entre torcedores.
O Iate é considerado um clube da alta sociedade de Fortaleza e, entre os torcedores que foram assistir ao jogo Brasil X Sérvia, estavam empresários, políticos, jornalistas e assessores da área pública. Alguns personagens podem ser identificados pelas imagens. Outros, assustados com o bate boca, saíram mais cedo.
As imagens mostram que, no meio da confusão, caído ao chão, está o assessor do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, Valdir Fernandes. Valdir, ao ser retirado do ambiente mais hostil da violência, chega a cair e recebe ajuda de duas mulheres para se levantar.
Atônito, o ex-prefeito Roberto Cláudio presenciou à distancia os atos de violência, enquanto o assessor de imprensa, jornalista Moacir Maia, vê, com incredulidade, a selvageria que se instalou em uma das chamadas áreas nobres do Iate Clube.
As cenas de violência que mostraram a baixaria e a falta de civilidade se converteram em boletins de ocorrência, com registro no 4º Distrito Policial. A confusão teve início logo após o encerramento da partida entre Brasil e Sérvia. O encontro de torcedores que poderia ser motivo para confraternização terminou com uma das cenas mais lastimáveis na história do Iate Clube de Fortaleza. A Diretoria do Clube optou pelo silencio e não se pronunciou sobre a violência, nem quais providencias adotara para evitar que nos jogos da Copa do Mundo as mesmas cenas se repitam.
Assista ao vídeo: