Os ouvintes e internautas que encaminharam dúvidas sobre a concessão de benefícios para quem enfrenta problema de saúde recebem, neste sábado (15), a partir das 7 horas da manhã, orientação sobre os caminhos para receber realizar perícias e receber auxílios. Os esclarecimentos são dados pelo professor e advogado Paulo Bacelar.

LINHA DIRETA: whatsApp (85) 99273.4353 

Uma das dúvidas é do ouvinte Sebastião, que mora no Rio de Janeiro, e relata dificuldades para receber resposta do INSS ao pedido de auxílio-doença. Sebastião fala que realizou a perícia há mais de cinco meses, liga para o 135, recebe como orientação que deve esperar, mas até agora nada. Diante desse quadro, o professor Bacelar dá dicas importantes para quem vive o drama enfrentado pelo Sebastião.

MAL DE PARKSON DÁ APOSENTADORIA?

O ouvinte Ricardo, que reside no Interior do Ceará, foi direto na pergunta: ‘mal de parkson’ dá direito a aposentadoria. A resposta chega com orientação e esclarecimento sobre as condições de saúde para aposentadoria por invalidez.

O advogado Bacelar diz, porém, que não é doença que dá direito ao benefício, mas sim o impedimento provocado pela doença para atividades laborais. A explicação jurídica ganha relevância porque o especialista em direito previdenciário esclarece outras dúvidas nessa área.

DORES NA COLUNA E PEDIDO DE BENEFÍCIO

A ouvinte Kely, do Município de General Sampaio, relata que sofre com dores na coluna, hérnia de disco, reumatismo e artrose e quer saber se, com 11 na condição de segurada especial, trabalhando na agricultura, tem direito a algum benefício no INSS. A explicação sobre a dúvida da Kely é bem abrangente, não apenas para quem vive na zona rural, mas para quem trabalha, também, na área urbana.

TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

O ouvinte Nacélio Pereira, de Icó, conta que está com 23 anos de contribuição, 30% de periculosidade, e pede orientação sobre os caminhos para a aposentadoria.

Aposentado por invalidez, o ouvinte Carlos, de Fortaleza, pergunta se, aos 53 anos e recebendo a aposentadoria há 9 anos, pode pedir a revisão do benefício. Ele faz questão de perguntar se, nesse caso, corre o risco de ter o valor da aposentadoria reduzida.

DONA DE CASA PODE CONTRIBUIR


O ouvinte Marcelo Alves, da Grande Fortaleza, pede uma orientação para as donas de casa que nunca contribuíram e como podem criar vínculo com o INSS para, no futuro, pedir a aposentadoria. O professor Bacelar volta a explicar que aposentadoria somente com recolhimento para o INSS. Ele dá uma dica importante sobre a contribuição para as donas de casa.


CANAIS DE TRANSMISSÃO E REDES SOCIAIS


O Jornal Alerta Geral ‘Especial Caminhos da Aposentadoria’ tem transmissão, aos sábados, a partir da FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, para mais de 30 emissoras de rádio e, também, pelas redes sociais do @cearaagora.