Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Bate Papo Político da edição desta sexta-feira, 23, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 103.4 – Expresso Grande Fortaleza + 24 emissoras no Interior) destacou o assunto político do momento no Ceará: o discurso que o deputado estadual Capitão Wagner (PROS) fez na Assembleia Legislativa do Estado nessa quinta, 22.

Wagner, de forma enfática, cobrou os partidos de oposição do Ceará para que eles fossem verdadeiramente de oposição. O recado foi dirigido a cúpula estadual do PSDB, partido no qual o parlamentar era cogitado para se filiar e disputar a eleição ao Governo do Estado como oposição neste ano. Wagner, contudo, filiou-se ao PROS nesta semana.

O deputado estadual se mostrou irritado com as declarações do presidente da Executiva Regional do PSDB, Francini Guedes, que o criticou pelo gesto isolado de se filiar ao PROS, o que, na visão do tucano, criou dificuldades para se criar uma chapa de oposição ao Governo do Estado. Para o jornalista Beto Almeida, o discurso de Wagner “implodiu” a oposição, que se articulava e via o agora filiado ao PROS como o principal candidato a desbancar o governador Camilo Santana (PT) nas eleições pelo Governo do Estado nas eleições deste ano.

O Capitão Wagner disse ainda que não se sujeita a exigências e ressaltou que sua decisão de filiar ao PROS não foi errada. O discurso do parlamentar mostra que a oposição – formada por PSDB, PSD, SD, além do PROS – perdeu a sintonia e que Wagner deve mesmo tentar uma vaga na Câmara Federal e não disputar as eleições como candidato a governador.

Para os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida, a oposição, com a decisão do Capitão Wagner de concorrer à Câmara dos Deputados, volta a “estaca zero” e se encontra dividida, sem um nome de viabilidade para disputar o pleito de outubro com o governador Camilo Santana. Entre as lideranças do PSDB, no entanto, há uma convicção: a sigla terá um candidato ao Governo do Estado neste ano, com base nos indicativos da pesquisa de opinião encomendada pelo partido.

Confira os outros assuntos do Bate Papo Político desta sexta-feira:

Janela Partidária

Ainda dentro do campo político estadual, o Bate Papo Político ainda trouxe informações sobre a janela partidária – aberta em 7 de março e que segue até 7 de abril – no Estado do Ceará. Este período permite que deputados estaduais e federais mudem de sigla sem perder seus mandatos nas Casas Legislativas.

A movimentação entre os parlamentares, que se preparam para trocar de sigla nesse período, é grande. O deputado Raimundo Gomes do Matos, por exemplo, recebeu uma proposta do senador Eunício Oliveira para trocar o PSDB pelo MDB. O parlamentar balançou com a proposta, mas a tendência é que fique no PSDB, que se movimenta para mantê-lo.

Outro nome cogitado a trocar de partido é o vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que se desligou do PR e busca uma nova sigla, caso do PSDB. Pessoa conversou com lideranças deste partido, do DEM, do PSD, PSB e PP. O vice-prefeito de Maracanaú, entretanto, deve ir mesmo para o partido tucano.

Ainda sobre a Janela Partidária, o jornalista Marcelo Raulino trouxe a informação de que vereadores que queiram trocar de partido sem justa causa, mesmo no período da janela partidária, podem perder o mandato.

Reunião da Oposição

A reunião das lideranças de oposição ao Governo do Ceará, convocada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) foi destacada no Bate Papo Político desta sexta. Marcada para ás 18 horas de hoje, no escritório do senador, na Torre Iguatemi, em Fortaleza, o encontro está para apresentar uma pesquisa, com perguntas espontâneas estimuladas, para saber um pouco sobre o perfil pretendido pela população para os cargos de governador e senador do Estado e sobre o sentimento sobre a imagem dos Governos Estadual e Federal.

Com base nos números da pesquisa, a oposição entra em nova fase de discussão de nomes e estratégias para oficializar, no mês de julho, os candidatos majoritários. O deputado estadual Capitão Wagner (PROS) foi convidado para o evento.

Projeto RenovaBR

Os jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida também debateram sobre o movimento que propõe uma renovação da política brasileira, o Projeto RenovaBR. Quatro cearenses foram selecionados pelo projeto, que visa formar novos candidatos para as eleições deste ano.

Decisão do STF

O Bate Papo Político repercutiu a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que adiou o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o dia 4 de abril, já que o Tribunal não irá funcionar durante a Semana Santa. Os ministros do STF, contudo, concebeu liminar para que Lula não seja preso, até que o julgamento sobre o Habeas Corpus do petista seja retomado, no início do mês de abril.

Abaixo confira o Bate Papo Político com as análises do jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida na íntegra!

BATE PAPO 23.03.2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp