Na nesta segunda-feira (20), o prefeito José Sarto sancionou o projeto de lei que possibilita a realização de concurso público com até mil vagas para a Guarda Municipal de Fortaleza. No final de fevereiro, o concurso teve sua banca definida e será o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). Atualmente, o edital está em fase de elaboração e tem previsão para lançamento no mês de março.

Além disso, a lei cria 485 cargos para o efetivo do quadro de servidores e promove 109 agentes, que passarão a atuar como subinspetores da Corporação.

“Hoje, estou sancionando a lei que vai abrir 485 cargos e que vai elevar à categoria de subinspetor 109 agentes. Além disso, também estamos abrindo mil novos cargos da Guarda Municipal de Fortaleza. O Instituto de Desenvolvimento Educacional e Cultural Nacional (Idecan), que é a instituição selecionada para organizar o processo seletivo, vai definir o edital em aproximadamente 30 dias. É uma alegria cumprir mais esse compromisso do nosso plano de governo”, disse o prefeito.

Atualmente, Fortaleza conta com 2.161 agentes da Guarda Municipal, sendo 1.401 guardas municipais, 551 subinspetores e 209 inspetores. Após o concurso, o efetivo passará para 3.161 agentes. A proposta pela prefeitura havia sido aprovada pela Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 2 de março.