Um jovem de 24 anos da Malásia precisou passar por uma cirurgia para tratar uma lesão na córnea causada pelo hábito de esfregar e coçar os olhos durante crises alérgicas. A história de Muhammad Zabidi foi compartilhada através de vídeos no TikTok, chamando a atenção para os riscos desse comportamento.

“Percebi que minha visão começou a ficar embaçada aos 15 anos. Ficou ainda mais embaçada com o tempo. Aos 21 anos, já tinha uma cicatriz na córnea”, relatou Zabidi em um dos vídeos, expressando seu desejo de que ninguém passe pela mesma experiência que ele enfrentou nos últimos meses.

A cirurgia foi realizada no Hospital Universitário Caunselor Tuanku Muhriz Kebangsaan Malaysia (HUKM). Segundo Zabidi, ele esfregava os olhos desde pequeno até ficarem vermelhos devido às alergias.

“O objetivo da cirurgia era remover a parte cicatrizada da minha córnea e substituí-la por uma nova. Eles usaram anestesia geral, então não senti nenhuma dor durante o procedimento”, explicou.

Atualmente, o estado de saúde de Zabidi é estável, mas ele ainda não consegue abrir completamente o olho direito. De acordo com os médicos, a recuperação pode levar até dois meses para que ele possa abrir o olho totalmente.

A oftalmologista Marina Roizenblatt, especialista em retina cirúrgica, comentou sobre os riscos de esfregar os olhos: “Qualquer substância que não deveria entrar em contato com o olho, por ser uma área muito sensível, pode causar uma lesão. Pode acabar causando ceratite, que é quando o produto promove um ferimento na córnea, ou até mesmo provocar conjuntivite tóxica, por machucar a camada conjuntiva do olho. A córnea e a conjuntiva são as duas estruturas mais externas e as primeiras a serem afetadas”.

Devido à sensibilidade e à densidade de nervos na região ocular, é crucial ter cuidado com tudo que entra em contato com os olhos. Entre os principais sintomas e incômodos que podem surgir estão dores, vermelhidão, coceira, visão embaçada, lacrimejamento e a sensação de corpo estranho, quando há a impressão de algo estar incomodando o olho.

Com informações do Globo