Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que, em 18 anos da Lei Maria da Penha, foram concedidos 2 milhões e 300 mil medidas protetivas, sendo 69,4% favoráveis ao pleito das vítimas em se manterem distantes de seus agressores.
A Lei Maria da Penha completou 18 anos, nessa quarta-feira (7), sendo celebrada como um dos maiores avanços na legislação brasileira para inibir a violência doméstica e impor punição aos autores de agressões contra as mulheres.
AGENDA NO JORNAL ALERTA GERAL
Os repórteres Carlos Alberto e Sátiro Sales fazem, nesta quinta-feira, um relato sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha, destacando avanços e ações que precisam ser feitas para inibir a violência contra as mulheres. O jornalista Beto Almeida, em seu comentário, cobra mais fiscalização para as medidas protetivas serem respeitadas.
Gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, o Jornal Alerta Geral tem transmissão, a partir das 7 horas da manhã, pela Internet e pelas emissoras de rádio do Sistema Ceará Agora e Rede Somzoom Sat.
COMBATE À FAKE NEWS
A semana marcada pelas comemorações dos 18 anos da Lei Maria da Penha tem, também, um gesto simbólico: o presidente o STF, ministro Luís Roberto Barroso, recebeu, nessa terça-feira, em audiência, a cearense Maria da Penha, que se tornou referência do combate à violência doméstica no Brasil.
Durante a conversa, com discussão de campanhas e políticas públicas voltadas para mulheres, Maria da Penha destacou que é necessário o combate à fake news que também atingem mulheres pelo país.