A Diretora do Foro da Justiça Federal no Ceará, juíza Gisele Sampaio, revelou, nesta sexta-feira, em entrevista gravada para o Jornal Alerta Geral, números surpreendentes de processos na área previdenciária. Hoje, são, pelo menos, 185 mil ações contra o INSS.
O tempo médio de julgamento de uma ação previdenciária, que se refere a benefícios rurais e assistenciais, por exemplo, pode ser entre 180 e 357 dias. O prazo é contado entre a data do protocolo e o dia de encerramento, com a autorização para o INSS pagar os benefícios.
Avalanche de ações contra o INSS: Justiça Federal recebe, no Ceará, uma média de 11.200 ações previdenciárias por mês
Com a incerteza e a lentidão do INSS para responder aos pedidos de auxílios e aposentadorias, segurados e beneficiários recorrem à Justiça Federal convictos de que irão ter os seus direitos reconhecidos.
Diante de tanta demanda, a juíza Gisele Sampaio afirma que a Justiça Federal tem sido vítima da sua própria eficiência. A entrevista, nesta sexta-feira (10), com informações importantes para segurados e beneficiários do INSS, está no Jornal Alerta Geral, que começa às 7 horas da manhã.
Confira na íntegra entrevista
Parceria da Justiça Federal com o Curso de Medicina da UFC dará mais agilidade na realização de perícias médicas em ações previdenciárias
Baixo IDH e demora do INSS empurram segurados e beneficiários a procurarem a Justiça Federal
LEIA MAIS