Os aposentados e pensionistas do INSS passarão a pagar menos juros nos empréstimos consignados. A decisão, aprovada pelo Governo Federal, é do Conselho Nacional de Previdência Social. Com a medida, o teto de juros nos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas fica em 1,91%, enquanto, no cartão de crédito consignado, o percentual é 2,83% ao mês.
Segundo o Ministério da Previdência Social, a decisão se justifica com a queda na Selic, taxa de juros básica da economia que, no início deste mês, caiu 0,50 ponto percentual, ficando em 13,25% ao ano. Dos 14 votos no Conselho Nacional de Previdência Social, apenas um – representante dos bancos, se opôs à medida.
Após a redução dos juros pelo Copom, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica anunciaram diminuir a taxa do consignado do INSS para 1,77% ao mês e 1,70%, respectivamente. Os bancos privados tem, como teto, a partir da publicação do Conselho Nacional de Previdência Social, que instituir taxas máximas de 1,91% (empréstimo) e 2,83% (cartão).
DÚVIDAS SOBRE BENEFÍCIOS DO INSS: whatsApp (85) 99273.4353
Os segurados e beneficiários do INSS tem uma linha direta para esclarecer e tirar dúvidas sobre auxílios e aposentadorias. O Jornal Alerta Geral, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, pelo rádio e pela Internet, responder a perguntas dos ouvintes e internautas com pedidos de informações sobre os benefícios pagos pelo INSS.
Os ouvintes podem enviar as dúvidas para o whatsApp (85) 99273.4353 e as respostas, com comentários e orientação, são dadas pelo professor e advogado Paulo Bacelar.
O Jornal Alerta Geral Especial Caminhos da Aposentadoria é gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, tem transmissão, aos sábados, por mais de 30 emissoras de rádio e pelas redes sociais do @cearaagora.