De acordo com a Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos, o fenômeno climático La Niña pode retornar até o fim de 2025 e trazer efeitos positivos para o Ceará, especialmente no aumento do volume de chuvas no estado. Embora as mudanças climáticas costumem trazer consequências negativas em nível global, neste caso, o cenário pode ser favorável à região Nordeste.
De forma oficial, a Fundação Cearense de Meteorologia ainda não confirmou o retorno da La Niña, mas já observa sinais consistentes. Segundo a fundação, existe condições de um resfriamento no Pacífico Equatorial, o que, se persistir por mais meses, pelo menos até o início de janeiro, fará com que aconteça La Niña.
Apesar das previsões otimistas, os órgãos meteorológicos seguem em alerta e manterão o monitoramento contínuo das condições climáticas nas próximas semanas. Há regiões com situação confortável, como a Bacia do Litoral e a Bacia do Alto Jaguaribe, com até 80% da capacidade de armazenamento. No entanto, há áreas em estado crítico, como os sertões de Crateús, que operam com pouco mais de 13% da capacidade.
Se o La Niña realmente se confirmar e persistir nos próximos meses, as perspectivas para o início de 2026 são positivas.
